Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é e para que serve a Química Farmacêutica e Medicinal?

A Química Farmacêutica e Medicinal (QF&QMed) é uma ciência multi, inter e transdiciplinar (Figura 1).

Multidisciplinar porque envolve mais de uma área do conhecimento que, aparentemente, não tem relação uma com a outra, mas existe ao menos uma temática em comum entre elas. Por exemplo: Química, Farmacologia e Medicina, onde a temática em comum seria o Fármaco.

Interdisciplinar porque existe o intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada. Então, a farmacologia e a Química interagem com conceitos e subáreas da Biologia, como bioquímica e microbiologia, por exemplo. A Farmacologia e a Medicina interagem por Meio da farmacologia clínica, por exemplo. A Química e a Medicina interagem no contexto do desenvolvimento de fármacos.

Transdisciplinar, que é um nível ainda superior aos anteriores, porque não existem apenas interações ou reciprocidades, mas situa essas relações num contexto global, onde não é possível separar as interfaces.

Então, a Química Farmacêutica e Medicinal está no centro desse diagrama, interagindo de modo recíproco e integrado em todas essas áreas do conhecimento, mas ao mesmo tempo se expande e engloba as demais áreas. Por isso, é uma ciência tão linda, apaixonante e complexa!

Figura 1. Definição de Química Farmacêutica e Medicinal de acordo com seus diferentes graus de interação disciplinar.

Mas, afinal o que estudamos na QF&QMed?

De um modo bem geral e simplificado, existem 3 grandes interesses ou objetivos na QF&QMed (Figura 2).

Figura 2. Objetivos da Química Farmacêutica e Medicinal.

O primeiro deles é conhecer como um fármaco atua em nível molecular, ou seja, compreender de que forma a molécula do fármaco gera uma resposta no organismo, exercendo seu efeito.

O segundo seria voltado para a compreensão de como ligeiras alterações na estrutura molecular influenciam na atividade biológica pretendida, o que é chamado de estudo de relação estrutura-atividade (REA). Nesse estudo, a atividade biológica de uma série congênere, ou seja, que pertence a mesma classe química, é avaliada, normalmente em ensaios in vitro. Apesar de pertencerem a mesma classe, as moléculas que compõem a série diferem entre si por pequenas alterações estruturais. Assim, é possível identificar quais modificações contribuíram ou não para o aprimoramento da atividade desejada. Em sua grande maioria, essas modificações estruturais são feitas por meio da síntese orgânica.

Por último, temos o objetivo mais aplicado da QF&QMed, que é a descoberta de novos fármacos, o que pode ser feito por meio de diferentes abordagens e estratégias, as quais serão abordadas em maiores detalhes posteriormente.

Nos próximos posts, vamos tratar de algumas definições e terminologias básicas no contexto da Química Farmacêutica e Medicinal. Fique ligado e até mais!

 Se gostou desse conteúdo, compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Links e referências:

1 – PDB ID: 3EKV – https://www.rcsb.org/structure/3ekv

2- King NM, Prabu-Jeyabalan M, Bandaranayake RM, et al. Extreme entropy-enthalpy compensation in a drug-resistant variant of HIV-1 protease. ACS Chem Biol. 2012;7(9):1536-1546. doi:10.1021/cb300191k

3 – Para busca no PDBSum: http://www.ebi.ac.uk/thornton-srv/databases/cgi-bin/pdbsum/GetPage.pl?pdbcode=index.html

4 – Tavares, M.T. et al. INTERAÇÕES FÁRMACO-RECEPTOR: APLICAÇÕES DE TÉCNICAS COMPUTACIONAIS EM AULA PRÁTICA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS INIBIDORES DA ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINAQuim. Nova, Vol. 38, No. 8, 1117-1124, 2015. http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170513

Avatar

Professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui experiência na área de Química Medicinal, com ênfase em planejamento, síntese, modelagem molecular e avaliação biológica de novas substâncias com potenciais atividades antibacteriana, antimicobacteriana, antifúngica, antichagásica, antileishmania, antimalárica e antitumoral.

1 comentário em “O que é e para que serve a Química Farmacêutica e Medicinal?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *